Nutrindo — Melhorando o acompanhamento nutricional com UX Design

Entendendo o problema e o cenário atual

Para chegar nessa solução foi preciso, antes de tudo, entender a problemática presente na vida de todos brasileiros no ano de 2020, e após isso, identificar como ela estaria afetando nutricionistas e seus pacientes. Sim, refiro-me a pandemia que impactou e ainda continua a afetar (ao menos até o presente momento de escrita desse artigo) a vida de todos nesse período. Identificando esse cenário atípico, surgiu o questionamento de como, em particular, estariam os nutricionistas e quais dificuldades estariam enfrentando.

O desafio

Em setembro de 2020 aceitei o o desafio de auxiliar nutricionistas a melhorar o acompanhamento nutricional de seus pacientes de uma forma simples e gerando resultados.

Como melhorar o acompanhamento nutricional e garantir que seus pacientes não percam o foco e não interrompam seu planejamento alimentar em um período de pandemia?

Objetivo do projeto

Pensando em alcançar uma solução para essa questão, estabeleci o objetivo de cada as partes envolvidas, o nutricionista e o paciente, na intuito de sanar suas dores

Personas e Pixar Storytelling

Para melhor compreender a interação entre eles, formulei suas personas e fiz os ajustes essenciais após a validação na parte de pesquisas. As personas e os pixar storytelling são fictícios, tratando-se apenas de uma maneira de identificar suas dores, entretanto, seu contexto é verdadeiro.

Pesquisas

Tão somente com a utilização de pesquisas que pude identificar as informações já pautadas anteriormente, tal como, me guiar a desenvolver uma solução o mais próxima possível das necessidades dos usuários.

  • 66,7% dos nutricionistas realizava seus atendimentos no consultório e remotamente antes da pandemia. 87,7% utilizou do atendimento remoto para o agendamento de consultas e para o acompanhamento do paciente.
  • Todos os nutricionistas consultados são a favor do atendimento remoto e apenas 20% ainda não o utilizavam de nenhum forma.
  • 40% sofreu algum dano com a pandemia e 40% relataram que alguns de seus clientes desmarcaram as consultas
  • 80% sentiu um declínio no seu tratamento durante a pandemia
  • 50% quebraram a dieta durante esse período e 40% pautaram estarem muito desmotivados para continuar com o planejamento.
  • 40% mantiveram suas consultas de forma remota e presencialmente, 30% apenas de forma remota, 20% abandonaram o tratamento e apenas 10% mantiveram as consultas somente no consultório.

A solução

Reconhecendo seus principais desafios, analisei qual das questões levantadas seria a ideal para a projeção de uma solução.

Matriz de esforço vs. resultado

Fluxo do Usuário

Defini o fluxo do usuário para uma melhor identificação das etapas e criação de um protótipo de alta fidelidade.

Guia de estilos

O próximo passo foi a criação de uma guia de estilos no intuito de deixar o Design de Interface coeso, evitando elementos fora da padronização. E claro, facilitar o trabalho de desenvolvimento das telas ao criar elementos que possam vir a ser reaproveitáveis.

Protótipo de alta fidelidade

Com o guia de estilos consolidados pude finalmente projetar o protótipo de alta fidelidade, assim, consegui manter o mesmo padrão visual em cada uma das telas.

Testes de usabilidade

Antes de contatar o usuário para a avaliação do protótipo, defini o que seria analisado. Destaquei o que seria testado e quais tarefas eu tinha por interesse saber sua funcionalidade. Sendo elas:

  • Do paciente, conseguir fazer uma publicação no aplicativo, entrar em contato com seu nutricionista e abrir o seu plano alimentar.
  • Do nutricionista, ver as ultimas publicações de seus pacientes, verificar suas informações e identificar se ele possuía algum exame de relevância nutricional.

Resultados

Realizei o teste com um total de 8 pessoas sendo 5 pacientes e 3 nutricionistas. Destaquei em vermelho os pontos de maior dificuldade entre os usuários.

Tela do paciente (primeira imagem) e do nutricionista (segunda imagem)
  • Nenhum paciente demonstrou complicações em entrar em contato com seu nutricionista e nem em verificar seu planejamento alimentar.
  • 3 de 4 pacientes tiveram dificuldades com a tarefa de publicação, tendo leves problemas em como encontrar a câmera e galeria de fotos. Para a realização era necessário clicar no botão destacado na primeira foto.
  • Os nutricionistas conseguiram com facilidade encontrar as informações do paciente e suas publicações. No entanto, todos apresentaram um bloqueio em localizar os exames, que estariam abaixo das informações do paciente. Tratando-se da questão que mais necessita de uma melhoria.

Próximos passos

Compreendo que ainda há muito espaço para estudo e aprimoramento desse projeto, não se trata de um produto finalizado. E claro, quando observamos o trabalho de UX Design é fato que haverá sempre a necessidade de melhorias e pesquisas com o usuário, afinal, a inovação não para. Pensando nisso, segue os próximos passos:

  • Ampliar o número de usuários a serem contatados no intuito de aprimorar ainda mais a solução de suas necessidades.
  • Realização de testes A/B e utilização de Eye Tracking na tela inicial para a identificação de qual das telas geraria um melhor resultado.
  • Iniciar um estudo de UX Writing para as interfaces estarem mais comunicativas e próximas do vocabulário do usuário.

Considerações finais

O processo de aprendizagem, sem dúvidas, é melhor assimilado quando o posto em prática. Esta é umas das grandes lições que trago comigo após a finalização desta etapa do projeto. O curso UX Unicórnio do Leandro Rezende contribuiu tremendamente para as fundamentações do que até aqui desenvolvi, e é incrível poder identificar o quanto me aperfeiçoei desde o início do curso. Este é meu primeiro contato direto com UX, e ainda que exista uma longa estrada a ser pavimentada em estudos e conhecimentos na área, sei que a sigo com uma boa base para me dar suporte nesse caminho.

--

--

International Relations | UX Designer

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store